A Ordem dos Frades Servos de Maria (OSM), fundada em Florença, Itália, no ano de 1233, por sete homens mercadores, pertencentes à classe média emergente. Nutriam uma particular devoção à Virgem Maria.
A certa altura, resolveram abbandona os seus negócios familiares e, dispostos a não guardar nada para si, venderam todos os seus bens, deixando o suficiente para as sua famílias e também distribuindo, grande parte, de seus patrimônios aos pobres. Depois, reuniram-se em comunidade numa casa abandonada na periferia da cidade, que mais tarde se chamaria Santa Maria de Cafaggio, onde se encontra hoje o célebre Santuário da Santíssima Anunciada. Nessa casa, passaram a viver como se fossem “um só coração e uma só alma”, levando uma vida austera, dedicada a oração, à penitência e às obras de caridade em favor dos pobres e doentes.
A Virgem Maria era a grande inspiradora do novo grupo religioso que nascia, com os Sete Homens Mercantes. Por isso, assumiram o nome de Servos de Maria.
O estilo de vida que adotaram logo suscitou no povo admiração e respeito. Muitas pessoas acorriam à pequena casa de Cafaggio para vê-los, rezar com eles e pedir conselhos. Outros homens se juntaram ao grupo dos sete e logo começou-se a abertura de novos conventos e crescia também a fama de santidade dos Sete Pais Fundadores. No dia 11 de fevereiro de 1304, o papa Bento XI aprovou a nova Ordem religiosa que, a partir de então, passou a ser conhecida como Ordem dos Servos de Maria.
Os Sete Santos Fundadores, proclamados pela liturgia como “ministros da unidade e da paz”, foram canonizados juntos, como se fossem um só pelo papa Leão XIII, em 1888.
O cresci mento da Ordem dos Servos de Maria logo ultrapassou o local de origem e as próprias fronteiras italianas, chegando no século passado: em 1912, no Canadá; em 1913, na Africa do Sul; e, em 1914, a Ordem finalmente cheto à América Latina, estabelecendo sua primeira fundação na Argentina em seguida, em 1920, os Servos de Maria chegaram no Brasil. Aqui se estabeleceram, construíram conventos, igrejas, escolas, hospitais e ajudaram as dioceses onde estão presente. No Brasil, hoje, somos 8 comunidades (8 conventos e 6 paróuias), duas no estado do Rio de Janeiro, a comunidade Nossa Senhora das Dores no Rio Comprido, sede do governo provincial, e a comunidade Sete Santos Fundadores, na cidade de Teresópolis, a mais nova de nossas comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário