3 de ago de 2008

KAIRÓS

kairós.....
Kairos (καιρος) é uma antiga palavra grega que significa "o momento certo" ou "oportuno". Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus", enquanto chronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens". Em Síntese pode-se dizer que o tempo humano (medido) é descrito em horas e suas divisões e anos em suas divisões. Enquanto que o termo Kairós que descreve "o tempo de Deus" não pode ser medido e sim vivido...
Assim sendo, crescimento e animação são dois ambiente nos quais nos movemos. Já a sabedoria antiga tinha formulado o convite: Kairón gnoti. Isto é: reconheça em cada um dos acontecimentos de sua vida a situação crítica, saiba que ela exige de você uma decisão e verifique qual seja; eduque-se a si mesmo a reconhecer na sua vida o momento decisivo que lhe é dado e, por consequência, agir.
Kairós é o tempo de salvação que Deus nos dá. Não somente a existência do cristão, mas também a vida terrena esta sob a missão do Kairós. A tarefa e meta da formação consiste, então, em aprender a reconhecer a riqueza humana e da fé do Kairós no tempo da vida, no presente em que vivemos.... Para a formação este é o momento do Kairós.

Nenhum comentário: