22 de jan. de 2011

"Jesus, Parábola de Deus"

Ficha técnica:
"Jesus, Parábola de Deus - Cristologia narrativa"
Frei Sinivaldo S. Tavares
Editora Vozes
91 páginas
Professor do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, Frei Sinivaldo Silva Tavares está lançando um novo livro: "Jesus, Parábola de Deus", sobre cristologia narrativa. Esta obra procura indagar acerca das atitudes tomadas por Jesus, das palavras cheias de encanto que saíam de sua boca, dos valores pelos quais Ele viveu e morreu, do sentido que deu a cada gesto ou palavra pronunciada. Foram estas atitudes e uma determinada mensagem que entusiasmaram o coração e a mente dos apóstolos de ontem e de hoje, fazendo com que deixassem/deixem tudo para segui-lo.
A experiência de nossa relação com Jesus Cristo nem sempre é explícita, embora esteja presente na raiz mesma da nossa existência cristã, tanto pessoal quanto comunitária. Aprofundar as distintas relações de Jesus constitui a oportunidade de estreitar ainda mais nossa relação com Ele. Resgatar as relações constitutivas da vida de Jesus é, portanto, criar uma proximidade que nos permitirá experimentá-lo como alguém que, para além dos condicionamentos do seu tempo, continua presente entre nós, agindo no e mediante seu Espírito.
Não se trata de um para além que deixa para trás os condicionamentos históricos e sociais de Jesus, como se eles fossem meros adereços sobrepostos à pessoa e à missão do mestre de Nazaré. Ele somente conseguiu transcender os condicionamentos biográficos e sociais do próprio tempo porque os assumiu com singular e inusitada intensidade. Neste sentido, Jesus só pode ser experimentado como alguém que nos é contemporâneo porque foi alguém que, decididamente, sorveu até à última gota a seiva da sua existência ordinária e circunstanciada.
Sinivaldo Silva Tavares é frade franciscano ; doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Antonianum (Roma); professor no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ) e coordenador do Curso de Pós-Graduação lato sensu - Espiritualidade, Ecologia e Educação: uma abordagem transdisciplinar.
É autor e/ou organizador também de "Inculturação da fé, A cruz de Jesus e o sofrimento no mundo"; "Memória e profecia - A Igreja no Vaticano II", além de estudos em obras coletivas e artigos para revistas especializadas: REB, Grande Sinal, Rhema, Scintilla.
Fonte:http://www.franciscanos.org.br/v3/cultura/literatura/publi21.php
 

Nenhum comentário: