10 de fev. de 2011

Educação Sexual.

Falar em educação sexual nos dia de hoje se faz necessário e urgente. Fátima Rebollo alerta que os problemas da sociedade é a falta de educação. Portanto, não podemos negar que a civilização está vivenciando uma situação de crise que se manifesta em várias frentes; vivemos uma época de crise dos valores morais e éticos, uma crise econômica e política, e várias outras.

Assim sendo, o tema da educação é fundamental no desenvolvimento da humanidade, por conseguinte para o homem realizar-se por completo.. A educação tem o fim de ajudar à pessoa em seu processo de crescimento, lhe ajudando a descobrir suas potencialidades e conhecer seu entorno, de tal modo que ao estar educado possa tomar decisões e possa determinar sua própria vida com a máxima autonomia que seja capaz.
O desenvolvimento das características específicas do homem: a inteligência, a vontade, a afetividade dão bons resultados para o homem, o ponto é a seriedade que tomem os educadores sobre seu papel e a grande influencia que podem dar a seus alunos. Disse VANIER, J.:
"Educar na vida afetiva e sexual consiste, ante todo, em ajudar a alguém a ter em consideração ao outro, a ensina-lhe escutar, amar, ter compaixão e ternura; em definitiva, a virar responsável. A verdadeira educação sexual consiste em acordar ao coração; em ajudar a uma pessoa a caminhar para a maturidade afetiva"
A educação sexual deve ajudar por meio de seus conteúdos, a metodologia e atividades a que a pessoa desenvolva suas potencialidades, conhecendo e madurando os conhecimentos e habilidades que lhe permitam orientar o melhor possível suas decisões nesta matéria e que reforcem as atitudes necessárias para viver uma sexualidade sã, positiva, evolutiva e prevenir os problemas que pode ocasionar a falta de formação.
Adverte-nos Miguel Ángel Cárceles que a sexualidade não pode se reduzir a um fenômeno puramente biológico, à experiência genital, à união carnal homem-mulher. A sexualidade atinge categoria humana quando se vincula ao mistério do amor, essencial na existência do homem. “O homem e a mulher são criados em idêntica dignidade, a ‘Imagem de Deus’. Em Ser homem em ser mulher refletem a sabedoria e a bondade do Criador” (Catecismo da Igreja católica numero 369).
Por este motivo, a educação sexual deve estar incluída no marco da educação da afetividade, isto é, na educação dos sentimentos e tendências humanas, entre as quais o amor tem um caráter primordial.
Sendo o homem e a mulher criaturas de Deus, que é amor e vive em uma comunidade de amor assim ao criar o homem à sua imagem e semelhança, deu-lhe uma vocação semelhante à sua: uma vocação ao amor. Este amor é sempre dom de si mesmo.
O ponto é que se faça de uma forma integra e não ficar no plano informativo, pois hoje em dia mais que nunca se da informação, embora ficasse trancada o podemos ver, pois seguimos com a problemática a nível mundial. Assim que estamos chamados a EDUCAR, com ajuda do trinômio educativo, escola (professores), família (em especial os pais) e os alunos; dando uma visão íntegra de sua realidade sexual e afetiva, para que a possa vivenciar de maneira sã e satisfatória.
Obtendo maturidade afetiva se logrará:

• Relações interpessoais saudáveis.

• Saber reconhecer os sentimentos, suas idéias e forma de ser.

• Aceitar aos que nos rodeiam, com suas particularidades, fazendo ver nas diferencias mais uma riqueza que um obstáculo.

• Pessoas com boa auto-estima, conscientes de seu valor.

• Boa comunicação e confiança entre ambos os sexos, orientando e facilitando a tendência natural para o contato mutuo.
Fonte: http://pt.almas.com.mx/almaspt/

Nenhum comentário: