19 de fev. de 2011

Morto Salesiano em Manouba.





(ANS – Manouba) – O P. Marek Rybinski, jovem missionário polonês em Manouba, Tunísia, foi encontrado morto esta manhã na escola salesiana de Manouba. Incerto o motivo.
O P. Rybinski tinha sido visto pelos irmãos da sua comunidade ontem pelas 10 horas. O seu não comparecimento à oração da tarde nem à missa esta manhã alarmaram o P. Lawrence Essery, diretor da presença salesiana em Manouba. E não o encontrando em seu quarto, alertou a polícia local, que logo em chegando iniciou as buscas do P. Rybinski. Tragicamente foi o seu corpo encontrado numa saleta de depósito com a garganta cortada. Já é o segundo religioso achado morto neste recente período caracterizado por tumultos sociais.
Às 9.30 da manhã de ontem, o P. Rybinski mantivera contato telefônico com a Ir. Ewa Siuda, da Procuradoria Missionária de Varsóvia, pedindo o envio de um fax que atestasse a realizada transferência de uma quantia de dinheiro – transferência feita ainda no mês de dezembro – mas cuja entrega estava sendo dificultada pelo banco.
No dia 31 de janeiro, dia da festa de Dom Bosco, os salesianos de Manouba encontraram sob a porta da casa uma carta anônima que ameaçava os religiosos de morte caso não pagassem. Oficialmente a polícia não se expressou acerca do movente, que ainda continua incerto, entre furto e fundamentalismo religioso.
O P. Rybinski, de apenas 33 anos, originário da inspetoria salesiana de Varsóvia, Polônia, fora ordenado sacerdote no mês de maio de 2005. Em setembro de 2007 chegara a Manouba onde desempenhou o encargo de ecônomo da comunidade.
“Marek era extremamente eficiente e através dos seus contatos com a procuradoria missionária polonesa, onde havia trabalhado antes de ir à Tunísia, conseguiu financiar diversos projetos para o bem da escola” – declarou em nota a ANS o P. Essery. Pelo arcebispo de Túnis havia sido nomeado capelão da comunidade polonesa com a qual passava longo tempo preparando os jovens para a Crisma.
Esta tarde na catedral Dom Maroun Elias Nimeh Lahham, arcebispo de Túnis, presidirá uma Eucaristia de sufrágio pelo P. Rybinski. O Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Chávez Villanueva, apenas inteirado da notícia, manifestou toda a sua dor e consternação.
Publicado em 18/02/2011 fonte:
http://www.infoans.org/1.asp?sez=1&sotSez=&doc=6140&Lingua=5

Nenhum comentário: