30 de mai. de 2011

Papa fecha mosteiro por sua ‘moral laxa’

Confira a reportagem publicada no portal Religión Digital.
 
Trata-se de um dos centros religiosos católicos mais importantes do mundo, o Mosteiro da Santa Cruz, já que guarda uma das relíquias mais importantes para o Cristianismo: fragmentos da Cruz. Apesar de tão alta responsabilidade, a rotina deste mosteiro cisterciense de Roma era tudo menos dedicada à vida contemplativa.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal italiano La Stampa e outros meios internacionais, os monges ofereciam concertos nos quais atuava a freira Anna Nobili, ex-dançarina erótica, que realizava danças com uma cruz.
Este espetáculo foi oferecido, em 2009, ao arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano. Para sua atuação, Nobili – que afirma que utiliza a dança como forma de oração – se joga com os braços em forma de cruz diante do altar e pega um crucifixo ou se curva e gira como se fosse uma animadora de torcida norte-americana.
O Papa Bento XVI, em sua política de purificar a Igreja, decidiu dispersar os cistercienses que moravam no monastério, depois de uma investigação levada a cabo pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
O centro estava há tempo sob o atento olhar do Vaticano que, no ano passado, suspendeu o abade Simone Fioraso, um ex-estilista de Milão, pela má situação econômica e espiritual da abadia. Entre outras coisas, este religioso ajudou a abrir um hotel, o Domus Sessoriana, com serviço de limusine 24 horas por dia. O lugar, além disso, hospedou em 2008 a famosa diva pop Madonna, que aproveitou a visita para ter alguns momentos de oração.
Apesar de tudo, um porta-voz deste hotel declarou que funciona separado do mosteiro e que vai continuar aberto.
Religión Digital, 27-05-2011. A tradução é do Cepat.
Fonte: http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=332838

Nenhum comentário: