5 de jul. de 2011

CNBB recomenda a fiéis filme “Homens e Deuses.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura Educação e Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na figura de seu presidente, o arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, apoia e solicita a divulgação do filme “Homens e Deuses”, em cartaz no país desde meados de abril, sobretudo para os jovens brasileiros, no que se refere à vida e aos valores humanos e cristãos.

Premiado em Cannes no ano passado com o Grande Prêmio do Júri, o filme tem direção e produção do francês Xavier Beauvois e é baseado na história real dos monges trapistas que foram sequestrados e assassinados em Thibirine, na Argélia, em 1996, como parte das atrocidades que aconteciam no país durante o confronto entre o governo e grupos extremistas.
Todo o desenrolar da trama se passa em um mosteiro nas montanhas da Argélia, onde oito monges cristãos franceses vivem em harmonia com os moradores locais até o momento em que rebeldes civis iniciam ataques a região e as autoridades pedem aos monges para fugirem. Mesmo diante do perigo, os monges decidem ficar e não abandonar o humilde povo que necessita da presença deles.
Com duração de duas horas, o filme retrata de forma tocante e real a inabalável fé dos religiosos e a convivência pacífica e o diálogo que os monges tinham com os muçulmanos. Ele recorre a cartas escritas pelos monges para recuperar os argumentos e crenças que os levaram a ficar no mosteiro até o fim, quando foram capturados e mortos pela facção Jamaat Islamyya.
Um dos maiores sucessos dos cinemas europeus no ano de 2010, o filme teve mais de três milhões de expectadores só na França. No Brasil, endossado pela CNBB, vem como objetivo colateral de tornar-se um instrumento de evangelização para todos, especialmente para a juventude.
Guadium

Nenhum comentário: