22 de jan. de 2012

Um bom livro.


  João XXIII : O Homem e A Comunidade
                                      Júlio Lázaro Torma *
   O livro " João XXIII: O Homem e A Comunidade" de Accelino Agostini, nos fala a História, a vida do Papa João XXIII e a Comunidade Eclesial de Base João XXIII da Paróquia São José do Bairro Fragata no município de Pelotas ( RS).
  O livro é dividido em duas partes, na Parte I : João XXIII: O Homem e na Parte II : A Comunidade.
  Onde na primeira parte nos conta a vida deste importante Papa do século XX, o homem Ângelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII, que se tornou conhecido como o " Papa Bono".
  João XXIII, nasceu em uma familia pobre  da região de Bergamo na aldeia de Sotto il Monte, no seio de uma familia de camponeses devotos.
  Homem este que antes de ser Papa atuou como diplomata e arcebispo, atuando como núncio apostólico na Turquia, Grécia,Bulgária, França; ajudando durante a perseguição nazi-fascista a salvar milhares de judeus.Além de ter sido o Patriarca de Veneza.
  O Papa considerado de transição, após o longo Pontificado de Pio XII, mesmo idoso já, foi um Papa de visão, que como pastor sob olhar longe, no diálogo da Igreja com o mundo moderno e a sua problemática, além do diálogo aberto e fraterno com as Igrejas Ortodoxas e Reformadas.
  Através da convocação do Concilio Vaticano II, na qual não viu o seu termino,bem como as suas encíclicas sociais.
  João XXIII quebrou os paradigmas em torno dos Papas ao conversar com o povo, ir visitar os doentes e presos.Onde mostrou a sua humildade e humanidade em servir e conduzir a Igreja no mundo.
  A Segunda Parte, nos conta a caminhada e a trajetória desta importante comunidade do Bairro Fragata.
  Comunidade está que se organiza em 1986, após as mini- missões organizadas pelos Freis Capuchinhos.
  Fala da organização da comunidade, da conquista do terreno e construção do prédio.Bem como dos múltiplos serviços, grupos, catequeses e pastorais atuantes nesta comunidade, nestes 25 anos.
  Uma comunidade é mais do que um prédio, é o povo que participa e atua na vida eclesial, como nos atesta o lema desta comunidade, que procura viver através de seus membros o sonho do padroeiro João XXIII :" Para uma Igreja de Comunhão e Participação".
  O Livro do Professor Accelino Agostini, além de resgatar a trajetória e o legado de João XXIII,bem como da comunidade.
   Lança o desafio de todas as comunidades de escrever a sua própria História e a sua caminhada.Pois nós nas nossas comunidades, não podemos jamais esquecer a nossa origem e caminhada.Pois quem perde a memória não volta para casa.
   Sobre o autor: Accelino Agostini, nasceu em Ipé, antigo distrito de Vacaria ( RS), em 1935, foi Frei Capuchinho, Professor  de Ensino Básico e Professor Universitário da Universidade Federal de Pelotas ( UFPEL) e acompanha a CEB JOÃO XXIII, desde sua criação.
  Accelino Agostini: João XXIII: O Homem e A Comunidade, Editora Universitária UFPEL, Pelotas, 2011, 90 páginas.
___________________
  * Membro da Equipe da Pastoral Operária ( Arquidiocese de Pelotas / RS)


Nenhum comentário: