18 de jul. de 2012

Suíça: encontro entre bispos católicos e ortodoxos

Foi particularmente significativo o encontro de dois dias que se concluiu na última quarta-feira, em Friburgo, na sede da Conferência Episcopal Suíça (CES). Pela primeira vez, de fato, os membros da CES se encontraram com a Assembleia dos bispos ortodoxos do país helvécio (Aeos). Como informa uma nota assinada por Dom Norbert Brunner e pelo Metropolita Jéremie, presidente dos dois organismos episcopais, “no centro do encontro o conhecimento recíproco, a oração e o intercâmbio de reflexões sobre os desafios pastorais e teológicos mais importantes”.
“As Igrejas Católica e Ortodoxa – continua a nota – se reconhecem reciprocamente como Igrejas irmãs” e durante o encontro, Dom Brunner e Metropolita Jéremie sublinharam a “importância de manter viva a fé e a sua difusão na Suíça”. E isso sobretudo porque “aos desafios pastorais comuns corresponde uma responsabilidade pastoral compartilhada, em vista da evangelização da fé e dos valores cristãos”. Então o desejo de que católicos e ortodoxos presentes no encontro de pode continuar a trabalhar juntos.
A nota, divulgada na conclusão do evento destaca, ainda, alguns dados numéricos: “Na Suíça, os cristãos ortodoxos provenientes de diversos países são cada vez mais numerosos e devem superar a cifra de 150 mil pessoas”. Um crescimento rápido devido também ao fato que, dois anos atrás, foi constituída oficialmente no país a Assembleia dos bispos ortodoxos. Hoje, tal Assembleia conta 7 bispos, cinco a menos dos bispos católicos.
A ser recordado, enfim, que à margem do encontro, o Instituto de Estudos Ecumênicos de Friburgo homenageou o Núncio Apostólico em Londres, Dom Antonio Mennini, conferindo-lhe a “Rosa de prata de São Nicolau”, um reconhecimento pelo seu trabalho ecumênico realizado entre 2002 e 2010 como núncio apostólico em Moscou.

Nenhum comentário: