1 de nov. de 2012

Uma etapa da peregrinação de confiança

Com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I
O irmão Alois, juntamente com alguns irmãos e uma centena de jovens de diferentes países irão a Istambul de 3 a 6 de Janeiro de 2013, para celebrar a festa da Epifania do Senhor e rezar com os cristãos desta cidade.
Os primeiros contactos entre a Comunidade de Taizé e o Patriarcado Ecuménico de Constantinopla datam da década de 1960. Em fevereiro de 1962, o irmão Roger e um outro irmão visitaram o Patriarca Atenágoras em Istambul. O irmão Roger encontrou-se novamente com o Patriarca por alturas da celebração do centenário da fundação do Monte Atos e voltou uma segunda vez a Istambul em 1970. No quarto do irmão Roger ainda hoje se encontra um ícone da Mãe de Deus que o Patriarca lhe deu durante a sua última visita.

O irmão Roger com o Patriarca Atenágoras
Em 2005, no ano da morte do irmão Roger, foi a vez do irmão Alois ir a Istambul com dois irmãos, no Natal, para se encontrar com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I. O Patriarca acolheu calorosamente os irmãos e ouviu atentamente histórias sobre o irmão Roger e a sua ligação com o Patriarca Atenágoras. Também mostrou grande interesse pelos encontros de jovens organizados pela Comunidade de Taizé. Como sinal de fraternidade, o irmão Alois deu-lhe um dos xailes que o irmão Roger usava frequentemente.

O irmão Alois com o Patriarca Bartolomeu I
No ano passado, o Patriarca Bartolomeu convidou o irmão Alois para voltar a Istambul, com alguns irmãos e cerca de uma centena de jovens. Esta etapa da Peregrinação de Confiança vai começar na quinta-feira 3 de Janeiro, com a celebração das Vésperas na Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade em Taksim, no centro de Istambul. No sábado, os irmãos e os jovens peregrinos vão participar nas Vésperas da Festa da Epifania em Phanar, onde se encontra a sede do Patriarca Ecuménico.
Famílias de diferentes igrejas presentes em Istambul oferecerão a sua hospitalidade aos jovens peregrinos. Na noite de sexta-feira, uma oração com cânticos de Taizé na Igreja Católica Arménia de S. João Crisóstomo vai reunir os jovens participantes na peregrinação e todos os que a eles se quiserem juntar. No sábado à noite, cristãos de diferentes tradições, por vezes com amigos muçulmanos, acolherão os peregrinos em diversos locais da cidade. O domingo será dedicado a encontros com as comunidades cristãs da cidade.
Durante a sua estada em Istambul, os jovens peregrinos terão a possibilidade de visitar lugares de grande significado como as igrejas de Santa Sofia e de São Salvador em Chora, o Mosteiro de Balıklı onde jaz o Patriarca Atenágoras, e também o Mosteiro da Santíssima Trindade na ilha de Heybeliada, onde se encontram edifícios da Academia de Teologia de Halki.

Nenhum comentário: