Todo o Evangelho de Lucas está voltado para Jerusalém, isto é, a
pregação a ação de Jesus é apresentada conforme uma viagem do próprio
Jesus, partindo da Galiléia em direção a Jerusalém. Esta viagem ou
melhor esta caminhada, tem por objetivo mostrar que é em Jerusalém, o
centro do poder judaico que Jesus vai se mostrar verdadeiramente como o
Messias que vem mostrar o caminho da libertação para todos os povos.
Os capítulos 4,14 – 9,50 narram os acontecimentos da primeira etapa
desta caminhada que acontece na Galiléia. Vale a pena perceber que
acontecimentos são estes e que interesse tem Lucas em narrá-los.
Jesus inicia o seu ministério na Galiléia, região ao norte da
palestina, onde encontravam-se pequenos e grandes proprietários de
terras, além de um grande número de trabalhadores rurais, sofrendo o
peso dos tributos e das leis sobre os seus ombros. Por esta razão era da
Galiléia que se insurgiram vários grupos com lideranças esporádicas,
buscando a libertação do jugo romano. Foi também da Galiléia que nasceu o
grupo dos Zelotes que pelos anos 68 a 70 se rebelaram contra os Romanos
provocando a destruição de Jerusalém, fato muito importante tanto para
os judeus, como para os cristãos. A Região da Galiléia era considerada
portanto, lugar de bandoleiros, subversivos, pessoas de Segunda
categoria, aos olhos dos poderosos de Jerusalém. Tratava-se sempre de
uma ameaça ao poder estabelecido. Jesus foi criado nesta região. Daí que
muitas vezes tratavam-no como o Galileu. Sua residência era em Nazaré
cidade pequena onde em dia de Sábado Jesus dá início ao seu trabalho de
pregar a Boa Nova do Reino de Deus e mostrar através de sua prática que
este Reino está presente no meio de nós.(Lc 4,14-21).
As primeiras palavras de Jesus em sua terra, de início provoca
admiração, afinal, estava lendo o profeta Isaías 61,1-2. Porém, quando
atualiza esta leitura, mostrando que o Espírito tem liberdade para agir
onde quer e que a salvação não depende da pertença a um povo ou do
seguimento cego da Lei, mas está aberta a todos quantos queiram
abraçá-la através da proposta do Reino de Deus que chega primeiramente
aos pobres, marginalizados, oprimidos, muitos dos que estavam ouvindo
Jesus ficam furiosos a ponto de expulsá-lo de Nazaré, cidade onde se
criara. Escreve Lucas que ele prosseguia o seu caminho (Lc 4,30).
Se compararmos o Evangelho de Lucas com o Evangelho de Marcos, vemos
que existe semelhança entre Lc 4,31-6,19 e Mc 1,21-3,19. A partir de Lc
6,20 as semelhanças desaparecem para novamente voltarem em Lc 8,4-9,50
com Mc 4,1-9,40. Estes textos que não estão em semelhança com Marcos,
Lucas provavelmente foi buscar em algum material que trazia
principalmente os discursos de Jesus, pois aí temos: 6,20- 26 – As bem
aventuranças e as maldições; 6,27-35 – o amor aos inimigos; 6,36-38 – A
misericórdia e a gratuidade; 6,39-49 – a autenticidade no seguimento de
Jesus. Já no capítulo 7, Jesus cura o servo do centurião (Lc 7,1-10),
revive o filho da viúva de Naim (7,11-17) e na casa de um fariseu é
ungido por uma mulher pecadora (Lc 7, 36-50). Estes três episódios
mostram Jesus voltado para os pagãos, impuros e pecadores. Desta forma
vai sendo colocado em prática o que Ele havia anunciado na Sinagoga de
Nazaré. Lucas coloca também neste capítulo, o diálogo de Jesus com os
discípulos de João Batista (Lc 7,18-35).
Na caminhada de Jesus pela Galiléia, aparecem duas estradas: Uma é a
estrada das ações de Jesus; outra é a estrada da pregação de Jesus.
Ambas as estradas vão se encontrar em um ponto que é comum: A Boa Nova
do Reino de Deus que chega aos pobres e marginalizados. Lucas através
desta caminhada de Jesus pela Galiléia mostra a força e o poder de
Jesus, em contraste direto à força e o poder dominante que não consegue
derrotar Jesus. É importante ter presente que esta chegada do Reino de
Deus através de Jesus, está pleno de misericórdia e perdão, condições
indispensáveis para que o Reino possa acontecer no meio dos homens e
mulheres de todos os tempos.
Fonte: http://www.itf.org.br/a-caminhada-de-jesus-na-galileia-2.html
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