Júlio Lázaro Torma*
" Não podeis servir a Deus e ao dinheiro".
( Lc 16,13)
Neste final de semana somos chamados a refletir em nossas comunidades cristãs sobre a questão da " opressão" e da " exploração"
do pobre pelo rico.Que é falado em Amós (8,4-7) e em Lucas (16,1-13),
na Parábola do administrador infiel,os dois textos são atuais em relação
ao dinheiro.
A sociedade em que
Jesus morava e conhecia era muito diferente da nossa.Só as famílias
poderosas de Jerusalém e os grandes latifúndiarios que moravam em
Tiberíades podiam cunhar e acumular moedas de ouro e prata.Os camponeses
apenas podiam viver com alguma moeda de bronze ou prata
de baixo valor como nos fala o episódio da oferta da viúva ( Lc
21,1-4).
Muitos camponeses não tinham dinheiro e viviam do sistema de troca e trocavam os seus produtos para a sua sobrevivência.
Nesta sociedade Jesus fala do dinheiro com frequência não que ele era
rico.Ele era um sem terra e sem trabalho fixo.Como Profeta ele tinha uma
vida intínerante, dedicado as causas de Deus, que lhe permite falar com
liberdade e com quem tem máxima autoridade ( Lc 4,32).
Ele fala com o amor de Deus e aos pobres, na qual fez uma radical opção
preferencial pelos pobres e excluídos e sai em sua defesa.
Eis que Jesus não conhece " dinheiro limpo", mas sim o dinheiro sujo,
que era fruto da corrupção e extorção práticado pelos ricos contra os
mais pobres.Que aumentam os juros das dívidas,
acima do que é o valor real.
O
administrador infiel usa todas a sua desonestidade, como roubar do
patrão e bem como extorquir daqueles que lhe devem, mostrando que o
mundo é dos espertos, desonestos que acabam enriquecendo de uma hora
para outra e que a sua " riqueza" é "injusta" e que o seu " dinheiro é
injusto" fruto da desonestidade e da imoralidade.
Porque não é fruto do trabalho honesto e foi adquirido injustamente sem a partilha com os pobres e famintos.
O que pode acontecer com aqueles que adquirem injustamente a riqueza? Lucas deixa confuso nas palavras de Jesus:" Eu
vos digo:fazei vos amigos com a riqueza injusta,para que, no dia em que
ela vos faltar, eles vos recebem nos tabernáculos eternos".
O que Jesus quer dizer no
trocadilho:" Seja amigo dos pobres, para que no dia em que ela vos faltar, eles vos recebem nos tabernáculos eternos"
Ao dizer ele nos fala que o dinheiro adquirido injustamente, nos "
afasta de Deus" e bloqueia a Salvação do homem, que fica agarrado á
ele.Os pobres que vão nos anteceder no céu e nos acolher.
Lucas comenta que os fariseus estavam , a conversa e
debochavam dele, ao mesmo tempo em que diz que eles eram avarentos e
amantes do dinheiro.Para os fariseus a salvação estava no cumprimento
rigoroso da lei, e consideravam abençõados,os ricos que podiam cumprir
as leis e podiam oferecer um bom número de animais para o sacrifício do
templo, onde em troca Deus lhes abençoou.
Mesmo está tradição ser fundamentada na Bíblia, essa visão da riqueza
como sinal de benção não é Evangélica.Muitas pessoas falam do seu sucesso financeiro e prosperidade como uma bênção divina.
Para Jesus os bens devem estar a serviço da vida,e eles são
negativo, a riqueza é negativa quando gera a miséria e a pobreza do
outro e não há partilha.
O
Verdadeiro discípulo de Jesus é aquele que não faz qualquer coisa com o
dinheiro," pois a um modo de ganhar dinheiro, gasta-lo e de desfruta-lo e
se torna injusto e pecado esquecer dos pobres"( José Antônio Pagola).
Bom final de Semana e boas meditações
___________________
* Membro do Colegiado Nacional da Pastoral Operária
Nenhum comentário:
Postar um comentário