15 de nov. de 2013

Carta Verde das Américas 2006

Somente para lembrarmos desta carta a "carta verde de 2006". Chamada também de  "Carta Verde das Américas". Eis, a Carta. 
 
Da terra para os filhos da terra – a humanidade é parte de um vasto universo em evolução. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas o universo providenciou as
condições essenciais para a evolução da vida. Por isso é imperativo que nós, os povos das Américas e dos demais continentes, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros e com as futuras gerações.
Este documento, intitulado de Carta Verde das Américas 2006, extraído do VI Encontro Verde das Américas, tem como objetivo defender o argumento de que, caso não sejam tomadas firmes decisões políticas, a população pobre do hemisfério será empurrada cada vez mais, rumo à discriminação e à exclusão social.
Desde a sua criação, a Terra sempre esteve em constantes mudanças, em ciclos de milhares de anos de aquecimento e glaciação causados por fenômenos naturais. Dos cumes das montanhas às mega cidades, das florestas tropicais, às pequenas ilhas oceânicas, chegam notícias dos efeitos da poluição, desastres naturais e perda da diversidade biológica.
O modelo atual de produção e consumo está avançando sobre os estoques naturais da Terra, não só de forma insustentável ambientalmente, mas também de forma injusta, gerando miséria, fome e comprometendo as gerações presentes e futuras. Além disso, o crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social.
No entanto, Governos e sociedades precisam urgentemente priorizar suas ações, de forma ambientalmente sustentável e socialmente justa, que garantam em condições de igualdade, a existência e a perpetuação da humanidade e dos demais seres do planeta. Reconhecendo o direito de sobrevivência de todas as espécies, assim como o direito de todos os habitantes do planeta a uma melhor qualidade de vida.
Por outro lado, o surgimento de uma cidadania ambiental planetária está abrindo novos caminhos para construir um mundo melhor, mais justo e humano. Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos e sociais, estão interligados, e juntos podemos buscar soluções concretas e inovadoras para os problemas que afligem a humanidade.
O enfrentamento dos problemas ambientais, locais ou globais, nunca será o resultado de uma pessoa, organização ou nação, por mais poderosa que seja, mas requer o esforço de todos, desde a mais simples, a maior e mais poderosa organização do Planeta.
Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de um novo dia, de uma nova era face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, pela intensificação da luta pela justiça e pela paz.
O efeito estufa, conseqüência da emissão de gases poluentes, como, o CO2 (gás carbônico), CFC (cloro,flúor e carbono), CH4 (metano) e N2O (óxido nitroso) causadores da elevação da temperatura do planeta faz surgir mudanças climáticas como temporais e enchentes. Além de queda na produção de alimentos e destruição e perda de vidas humanas.
Assim, a Organização do VI Encontro Verde das Américas (Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), realizado nos dia 30, 31 de maio e 1° de junho 2006, em Brasília, Brasil, decidiu emitir este documento, reiterando e reafirmando os princípios que nortearam este fórum, para que seja enviado às autoridades competentes, do Brasil, das Américas e dos demais continentes, bem como, a organismos e conferências internacionais, com as seguintes recomendações:
I –
O homem deve se conscientizar que uma mudança de postura do ser humano se faz necessária a todos que habitam a terra, pois a terra não pertence ao homem, é o homem que pertence a terra e tudo que agride a terra e seus ciclos bioquímicos e climáticos, agride a todos da terra.
Governos e instituições precisam priorizar suas pesquisas em relação à energia solar, diminuindo assim o uso de energias fósseis e poluentes, causadoras do efeito estufa. O sol brilha intensamente em grande parte do planeta, basta o homem olhar para o infinito e ver o brilho do sol, para enxergar um futuro de progresso e desenvolvimento, com energia limpa, sustentável e inesgotável.
Bastam apenas 35 minutos para o sol fornecer energia na superfície da terra capaz de abastecer o consumo mundial anual de energia. Sem saber, já estamos usufruindo desta energia: sem ela nosso planeta seria extremamente frio, não haveria fotossíntese, plantas, animais, nem seres humanos.
A energia solar é uma alternativa energeticamente limpa, o sol nos fornece luz em profusão, principalmente nos países tropicais. O potencial desta fonte é 14 mil vezes maior do que o consumo mundial de energia em um ano. Apenas 15% da área do deserto do Saara seriam necessários para atender ao consumo energético do planeta.
II –
Todos os seres têm direito à água, fonte de vida. Entretanto, apesar da imensa malha fluvial que ainda existe no planeta, 1/5 da população do mundo não têm acesso à água potável, 1,1 bilhão de pessoas ainda não têm acesso adequado à água e 40% não têm condições sanitárias básicas. Doenças relacionadas com a má qualidade da água, matam por ano 3,1 milhões de pessoas. 90% dessas mortes são de crianças com menos de cinco anos de idade. Aproximadamente 1,6 milhão de vidas poderiam ser salvas, anualmente, com o fornecimento de água potável, saneamento básico e higiene. Segundo dados das Nações Unidas.
[...]  
VII –
As mudanças ambientais globais, causadas pelo homem através da poluição, despontam como um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta neste início de século. Os impactos diretos ao equilíbrio dos ciclos bioquímicos globais e climáticos afetam o meio ambiente, a vida e a sociedade como um todo.
Que governos e sociedades possam se conscientizar e tomar atitudes que diminuam os contrastes sociais, a fome, a miséria e as injustiças sociais, colaborando assim para a diminuição da violência, da marginalidade, do terror e da guerra urbana.
Assim sendo, apelamos aos governos que não façam algo que possa destruir o amanhã e não deixe de fazer o que pode ser a reconstrução e recuperação do mundo como herança para nossos descendentes. Que as gerações futuras tenham orgulho de nosso tempo, pois, foi nele que o ser humano transformou as adversidades em desenvolvimento ambiental, econômico e social, criando ambiente para um avanço maior da humanidade rumo ao futuro e à evolução. Que as forças do universo se estendam sobre nós e iluminem as nossas mentes, para que, dos nossos sonhos nasça a luz, que ilumina a nossa caminhada rumo a paz e à dignidade dos homens.

Brasília, 05 de junho de 2006
Ademar Leal Soares – Coordenador Geral do Encontro
VI GREEN MEETING OF THE AMERICAS – Secretaria:
SCS - Qd. 4 Bloco A - Ed. Anápolis 304
Cep. 70.304-910 - Brasília DF. - Brazil
Tel: + (61) 3033-3654 - 3223.5335 - Fax: + (61) 3322.6747

Fonte:
:: Notícias do Jornal do Meio Ambiente Online

Nenhum comentário: