5 de mar. de 2015

Disputa pelo Poder

                                             Júlio Lázaro Torma
                                              " Salvai-me pela vossa compaixão,ó Senhor Deus !"
                                                                                                     ( Sl 30 ( 31),2)
   O Evangelista Mateus no seu quinto livrinho;" A Vinda Definitiva do Reino" ( Mt 19-25). Nos conta a caminhada de Jesus para Jerusalém a onde irá acontecer o confronto final entre Jesus e os políticos de seu tempo.
   Onde nos narra o episódio envolvendo os filhos de Zebedeu que tinham a ambição pelo poder. Os outros evangelistas contam que foram Tiago Maior e João que fizeram o pedido. Mateus fala que foi Salomé a mãe que intercede pelos ambiciosos irmãos Boanerges.
   O texto crítica a disputa pelo poder que existe nas comunidades mateanas,onde os membros disputavam quem é o melhor ou maior entre eles. Ou queriam se promover dentro da Igreja e usar as comunidades em beneficio próprio ou segundo os seus interesses particulares. 
   Onde eles causavam com as suas disputas e intrigas verdadeiros escândalos, que " Quem escandalizar um desses pequeninos que acreditam em Mim"( Mt 18,6).
    Ele quer dizer que o verdadeiro discípulo não é aquele que provoca escândalos e nem têm sede de poder ou usa a comunidade para os " meios justificam os fins". E que não devemos reproduzir os vícios em que encontramos na sociedade e trazermos para dentro das comunidades.
    Quem quer usar a Igreja para beneficio próprio para se auto promover, ele está no lugar errado, quantas vezes mesmo no seminário somos treinados para disputas, pisar e concorrer com o outro, queremos melhores cargos , as melhores paróquias.
    Queremos ter prestígios e disputamos por cargos, em que ferimos e machucamos a Igreja e a desviemos do seu primeiro Amor que é Jesus Cristo, que se fez o menor, o servo de todos.
   Se crítica os casos de corrupção na sociedade, na política e em outras esferas, mas nos esquecemos que também dentro da Igreja, não estamos isento da " fumaça de Satanás que entra pelas suas portas e janelas".
    Onde acabamos reproduzindo a corrupção que nada mais é do que a disputa pelo poder. Todos nós sem exceção, estamos contaminados pelo mal da sede de poder e da ambição de ter o poder, cada vez mais. O poder corrompe a pessoa e trás todos os males que destrói as nossas relações para conosco mesmo e com o nosso próximo, onde temos o amor pelo Poder.
    Que Horror é ver cristãos brigando pelo poder ou envolvidos em casos de corrupção, pois as suas vás paixões, os fizeram cair neste grande mal e se tornaram causa de escândalos para muitos.
    O verdadeiro cristão é movido pelo poder do Amor é aquele que se põe a serviço, do outro e que não procura nada em troca. Mas se deixa se envolver pelo Amor que envolveu Jesus que de poderoso se fez menor de todos, rico se fez pobre para servir principalmente os mais pobres e excluídos de nossa sociedade, aqueles que são os verdadeiros amados de Deus e que Ele se fez um deles para mostrar o seu Amor e a sua grandeza.
    Devemos sim nos converter, deixarmos as disputas pelo poder que divide as nossas comunidades e saber nos deixar envolver pelo poder do amor que é estar a serviço dos irmãos e saber que " Entre vós não deverá ser assim.Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor;quem quiser ser o primeiro seja vosso servo.Pois o Filho do Homem veio para servir" ( Mt 20,26-27).
                PEDIDO DE ORAÇÃO
    " Quero pedir Oração por um inimigo meu Rafael Gonçalves Queiroz, que acabei de saber que perdeu um primo em acidente de moto na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro ( RJ). Oremos pelo seu descanso eterno e que Deus conforte a família enlutada. Amém Boa Noite.
    "Amai vossos inimigos,fazei o bem aos que vos odeiam,orai pelos que vos perseguem" ( Mt 5,44)
        Mt 20,17-28

Nenhum comentário: