16 de set. de 2012

O Homem Pós Neoliberal

                                    Júlio Lázaro Torma*
                                       " A sociedade nos transforma em cordeiros"
                                                             ( muro da Sorbonne/1968)
  O ataque terrorista ao World Trade Centers e o crack do Banco Lehman Brothers Holding In no dia15 de Setembro de 2008.que originou a Grande Recessão, que não significa só uma crise econômica mundial.
  Crise está interligada por outras crises interminadas como a humana, energética,ecológica, alimentaria e ética.
  Estamos numa " crise de civilização" ou de modelo político e econômico no caso a " crise do neoliberalismo".
  O projeto neoliberal entrou em colapso após quatro décadas de supremacia na qual o teólogo neoliberal Francis Fukuyama,após o colapso do socialismo revisionista,anunciava com ufanismo" O Fim da História e o último homem", o fim das utopias e a supremacia do pensamento neoliberal.
  Toda uma geração viveu sob o pensamento de que:" O triunfo do Ocidente,da idéia ocidental é evidente,para começar no total esgotamento de alternativas viáveis ao liberalismo ocidental".Onde a queda do social imperialismo foi a vitória final da democracia liberal e ocidental do modelo capitalista econômico e político do neolibralismo.
  Vivemos numa época em que segundo Fukuyama é:
  " O fim da história será algo triste.A busca do reconhecimento,a disposição de arriscar a própria vida por meta abstrata,a luta ideológica planetária que exige audácia,coragem,imaginação e idealismo será substituída pelo cálculo econômico,o interminável empenho por solucionar problemas técnicos e a satisfação de exigências sofisticadas de consumo.No período pós-histórico,não haverá arte nem filosofia,apenas uma perpétua curadoria do museu da história humana".
  A economia está incluída em todas as esferas do agir humano como político,social,cultural e religioso.O neoliberalismo fez com que o econômico saísse deste circulo e domina-se todas as esferas do agir humano.Onde o homem foi reduzido " a produzir,consumir e enriquecer".
  O individuo neoliberal é hedonista,egoísta,individualista,consumista,frívolo e obsecado pelos objetos e imagem fashion que emana dele.O homem atual vive aquilo em que Adam Smith ( 1723-1790),escrevia" para escravizar um homem a que dirigir ao seu egoísmo e não na sua humanidade".
  Onde devo levar vantagens em tudo e consumir,pois só existo,quando consumo" consumo logo existo".
  Vivemos numa época totalitária neoliberal,onde somos massa de manobra dos valores neoliberal,como faziam os regimes totalitários do séc XX,vivemos numa Matrix.
  Estamos numa crise profunda de " mudança de época", que é a crise do neoliberalismo e dos valores neoliberais,onde estamos mas não sabemos como irá acabar.
  Assim como foi a transição da idade antiga para a media,da média para a moderna e da moderna para a contemporânea.
  O homem neoliberal está em crise,nada o satisfaz e dai algo que cubra este vázio,solidão e depressão como o consumismo desenfreado,espiritualidade intimista e alienante.O uso de anti depressivos e entorpecentes,no último caso o suicídio gerado  pelo medo e incerteza em relação ao futuro.
  Até o fim desta crise o neoliberalismo e o capitalismo ainda persistira,assim como ocorreu com os sistemas anteriores em que deixaram resquícios antes de desabarem.
  Somos desafiados á nos questionar sobre" O que tipo de homem será após o neoliberalismo?"
  Vamos ter que Refundar a humanidade com novos valores diferentes daquelas que levaram a humanidade ao aventurismos como o fascismo,nazismo,ditadura militar,socialismo revisionista,que levou a humanidade á um, beco sem saída.
  Como será o homem pós neoliberal?,que surgira após a crise do atual modelo hegemônico?
  Usando a expressão de Ernesto Che Guevara e do Apóstolo Paulo de " Homem Novo"( Ef 4,24),que surgira deste vazio,ele não será dominado pelos impulsos egoístas do homem velho que age através do consumismo e da competividade.
  Este novo homem estará fora da lógica do mercado.onde o individuo do social imperialismo foi absorvido pela massa do coletivismo,individuo do nazismo e fascismo pela raça e do liberalismo pelo egoísmo.
  O individuo neoliberal é um escravo de suas paixões e impulsos.
  O Novo Homem e a Nova humanidade que surgirá desta crise será livre.Ele deverá ser solidário e aberto para se realizar totalmente.Uma realização que deverá acontecer fora das esferas do mercado e da competividade.
  Onde devemos resgatar o textos desconhecidos de Karl Marx,em que ele defende a realização do ser humano fora do mercado,como sobre o amor,amizade,relação com os outros e a arte.Poder criar o máximo a partir das disposições de cada um.
  Somos diferentes um dos outros,somos seres diferentes,com sentimentos diferentes.
  O Homem Velho neoliberal está morrendo para nascer o Homem Novo e a nova humanidade.Que está em gestação em meio a crise do capitalismo e do neoliberalismo,que ainda persistira com as suas crises por algum tempo.
_________________________
  * Membro da Equipe Arquidiocesana da Pastoral Operária de Pelotas/ RS

Nenhum comentário: