11 de mar. de 2013

2ª Semana Vocacional Missionária

FORMAÇÃO PARA ANIMADORAS
E ANIMADORES VOCACIONAIS-MISSIONÁRIOS
Brasília, de 8 a 12 de abril de 2013
O Centro Cultural Missionário juntamente à Conferência dos Religiosos do Brasil e às Pontifícias Obras Missionárias, promovem a 2ª Semana de Formação Missionária para Animadores e Animadoras Vocacionais.
Vocação e missão, assim como o discipulado e a missão, representam como que os dois lados da mesma moeda (cf. DAp 146): o chamado de Deus é sempre para uma missão e a missão sempre tem origem de um chamado e de um mandato de Deus. Mas como se processa essa experiência do "chamado" e do "envio" no mundo de hoje? O que significa fazer essa experiência de ser chamado por Deus, ao ponto de sair de si para se colocar a serviço dos outros, além de toda fronteira? De que maneira nossas congregações e instituições, nossos serviços de animação vocacional e missionária, nossos acompanhamentos espirituais, propõem o discernimento vocacional e a legitimidade das diversas tarefas missionárias?
São perguntas essas que precisam de novo ser situadas na cultura vocacional atual, para não correr o risco de "correr em vão" (Gl 2,2).
Vocação como opção de vida, como vida posta a serviço dos outros, implica uma experiência de êxodo de si mesmo para descobrir a alegria de ganhar a vida dando-a. É o paradoxo e a essência do Evangelho. A questão vocacional à luz da missão é uma questão fundamental de qualidade de vida, antes de ser uma questão de número de "vocações". Faz-se necessário discernir não só a vocação dos candidatos e das candidatas à Vida Religiosa, mas também a vocação e a missão dos que já estão na Vida Religiosa.
Por isso com essa semana de formação missionária gostaríamos propor os seguintes pontos de reflexão: desafios do contexto atual para o discernimento vocacional: reflexões sobre a cultura vocacional e missão; a pessoa da animadora e do animador vocacional missionário na cultura atual; a proposta missionária e a cultura vocacional atual; a cultura vocacional e o desafio do discernimento.
Tendo presente a excelente participação e aproveitamento da 1ª Semana Vocacional Missionária de 2012, convidamos as animadoras e os animadores vocacionais e missionários a participar desse importante momento de formação, para que se sintam sempre mais capacitados/as e qualificados/as a propor a ousadia do Evangelho, com autêntico espírito missionário, alem de toda fronteira.
Maiores informações: ccm.org.br
Fonte: http://crbnacional.org.br/site/

Nenhum comentário: