21 de abr. de 2013

Chamados/as a sermos pastores

                                     Júlio Lázaro Torma
                                   " Eu dou a vida eterna para minhas ovelhas"
                                                                           ( Jo 10,28)
   O Evangelho de João que vai ser lido, meditado e rezado em nossas comunidades cristãs nos fala do Bom Pastor.
   O trecho lido  sobre o Bom Pastor ( Jo 10), é um tijolo na parede do livro dos sinais entre o sexto sinal da cura do cego de nascença ( Jo 9, 1-41) e o sétimo sinal a ressurreição de Lázaro ( Jo 11).
  Jesus estava no pórtico de Salomão no Templo no inverno na Festa da Purificação e Dedicação ( Chanucá ou Hanuká), que lembra a vitória da Revolução Macabeia ( 167- 165 a.C) e a libertação do Templo.
  O Templo havia sido profanado por Antíoco Epífanes durante a dominação grega na Palestina e este construiu um altar á Zeus Olímpico ou Júpiter Olímpico ( I Mc 1,54; II Mc 6,2) e a vitória dos Macabeus purificam o Templo e o dedicam a Javé ( YHWH), que sempre esteve junto com o seu povo ( I Mc 4,36-61; II Mc 10,1-8).
  Jesus retoma a parábola do Bom Pastor ( Jo 10,1-16), onde ele é o Bom Pastor, aquele em que as ovelhas conhecem e confiam. Nas aldeias palestinenses haviam currais coletivos onde ficavam a noite as ovelhas e durante o amanhecer, quando viam o pastor elas o seguiam e quando o extranho chegava elas fugiam ou não obedeciam.
  Os pastores eram trabalhadores/as desprezados/as pelos habitantes de Jerusalém e as autoridades religiosas, que os consideravam como ladrões e impuros.Gente esta que acolhe Jesus quando nasce na fria noite de Belém;imagem de Deus ( Sl 22) e que Jesus se faz a imagem e aquele que se preocupa com as suas ovelhas, que procura e cuida daquela que se desgarrou do rebanho ( Lc 15,4-7).
  E é capaz de dar a sua vida pelas ovelhas diferente dos falsos e maus pastores que negligenciam do cuidado das ovelhas e deixam a mercê do perigo ( Jr 23,1-4).
  Diferente das autoridades políticas e religiosas de seu tempo, ele cuida de seu rebanho ( povo).Os pastores eram considerados também as autoridades políticas e religiosas, que deveriam zelar, cuidar a vida do povo a ele confiado e se for capazes dar a sua vida pelo bem estar do povo.
  As ovelhas conhecem o pastor e o seguem, porque ele as cuida e as protege do perigo, as alimenta.Pois a confiança faz parte do instinto animal e do homem.Nós só gostamos e amamos,nos sentimos seguros e confiamos em quem nós conhecemos.
  Aqui nos mostra que a nascente comunidade cristã, diante dos conflitos deve procurar ter confiança em Jesus e nas suas palavras que a anima.
  hoje falta pastores e bons pastores na política e na Igreja. Onde vemos as autoridades que deveriam cuidar e zelar pelo bem da coletividade, mais preocupados nas benesses do poder, no exebicionismo, no seu ego do que cuidar do povo.
  Onde vemos o povo abatido e abandonado, cheio de carência como a garantia de uma vida digna que atenda as suas necessidades vitais básicas como alimentação, moradia, trabalho, lazer vestuário, higiene e a reforma agrária.
  Vemos as nossas comunidades eclesiais vazias, se esvaziando, poucas pessoas participando e algumas fechando as portas; Falamos as pessoas são rebeldes, não querem nada com nada e não participam.
  Mas a onde está nós?, acomodados somos como mercenários,pasto riamos a nós próprios?,temos medo de perder o nosso status social e regalias?
   Tem lideranças que pensam, que são autoridades e coordenadores, devem mandar e serem obedecidas.O pastor é aquele que se ponha a servir o irmão e vai até o fim, pois ele busca fazer a vontade de Deus e viver o projeto de Deus até o fim como viveu Jesus.
  Todos nós somos chamados a sermos pastores  ao exemplo de Jesus Bom Pastor, ir ao encontro do outro, mudar as nossas estratégias, nos colocar a serviço e na defesa e promoção da vida, principalmente á dos mais pobres e excluídos, entre os pobres e lhes dar vida e digndade. Isso vale para o Papa, Cardeais, presbíteros, bispos, agentes de pastorais leigos e aos simples fieis leigos.
  Todos nós somos pastores e responsavéis um pelos outros.Vamos rezar em nossas comunidades pelas vocações para que tenhamos verdadeiras vocações que se ponham a serviço como o Bom Pastor.
                     Jo 10,27

Nenhum comentário: