24 de set. de 2012

Política e Compromisso Social

Júlio Lázaro Torma* 
"Tudo é político, ainda que o político não seja tudo"( Enmanuel Mounier) 
Quando se fala em Política,o senso comum lembra dois sentidos como algo gerador de conflitos e ligado a sujeira( corrupção e politicagem) e partidos políticos.
  Muitos falam odeio e tenho nojo de política e que na política ninguém presta e que cada um pensa em si.Entra fulano e sai ciclano é tudo a mesma coisa.Como falou alguém;" nós acabamos sendo governados por quem gosta de fazer política".
  E ai acaba surgindo o profissional político.
  Tal discurso desestimula as pessoas e faz com que não apareça novas lideranças e pessoas comprometidas.
  Segundo Aristóteles," nós somos seres políticos".A palavra Política,vem do grego " Polis",Cidade, ou seja" cuidar ou administrar a cidade", que é um dever de todo o cidadão,morador da cidade,dai exercer a cidadania.
  Olhando a Política,ela esta dividida em três esferas ou poderes que são o Político,Econômico e o Social,que compreendem os seguintes espaços.
  Político ( partidos, estado,município), Econômico( empresas,coorporações, mercados), Social( comunidades, cooperativas,movimentos sociais, associações e moradores de uma localidade).
  Só que acabamos as vezes vendo a privatização do estado,á fusão do político com o econômico,o que gera os casos de corrupção e politicagem.
  A Política é ao mesmo tempo cuidar e vocação, ou como escreve Paulo VI ' Á maior caridade é a caridade política".Onde o político é de fato aquele que é chamado a fazer  e a " cuidar" do bem comum da cidade e dos seus concidadãos.
  É chamado a fazer com amor a cuidar,assim como faz um jardineiro ao embelezar o jardim.
  Existe duas formas de fazer política ( P) Social e , política partidária(p).Nós fazemos política das duas formas e não somos incentos é um erro dizer sou " apolítico" ou ' neutro".
  Política Partidária (p) é a luta pelo poder do estado,para conquistar o governo municipal, estadual e federal.Os partidos existem com esta função de chegar ao governo,conquistar o poder e muda-lo.Partido é parte, são partes que lutam por interesses de grupos ou classes que representam.
  Elaboram propostas para toda a sociedade ao chegar ao governo.
  As políticas públicas serão conforme o seu programa e visão partidária da sociedade.A política partidária é conflitiva,os políticos são adversários e não inimigos,tem visão diferente de mundo e de resolver os problemas.
  Política Social ( P), Aqui todos nós somos chamados a fazer parte, como compromisso social pelo bem comum da comunidade em que moro.Onde somos responsáveis pelo bem comum, bem estar do bairro,cidade,distrito,estado,país e do planeta.
  Onde somos chamados a participar na vida social, como organização de saúde,limpeza pública, rede escolar, transporte.Participar de um ato em defesa e promoção da reforma agrária e urbana é política social.Quando cuido da limpeza da rua, bairro,recolho material reciclavél,não depredo a praça e locais de lazer,cuido com carinho e conscientizo os meus vizinhos pelo cuidado do bairro, condomínio estou fazendo política social.
  Devemos participar da vida política participando de conselhos paritários e de participação no controle social e do Orçamento público.
  A Política  ela não é suja ou feia, o que é sujo é a politicagem.A Política é boa e deve ser limpa com a participação cidadã.Onde todos nós somos chamados a participar e somos responsáveis.Pois a Política Social visa o bem comum de todos ou de um grupo, cujos direitos são desrespeitados.
  Definimos Política Social ou Política com P maiúsculo, significa a busca comum do bem comum.Devemos olhar a nossa participação na política como serviço aos irmãos menos favorecidos.Pois devemos ter poder do amor e não o amor pelo poder.
           Pistas de meditação
1) Como vejo a política?
2) Como me relaciono com a política?
3) Faço parte de alguma esfera política e como é a minha atuação nestas esferas políticas?
                 Textos de iluminação Bíblica
  Ex 3,1-15; Ex 18,13-27; Sl 72(71); Mt 5, 1-14; I Rs 3, 4-15; Jz 9,7-21; Jo 10,1-17.
______________________
 * Membro da Equipe Arquidiocesana da Pastoral Operária de Pelotas/ RS

Nenhum comentário: