21 de jan. de 2013

Carta Pastoral

AMÉRICA/REPÚBLICA DOMINICANA - No Ano da Fé "pedimos aos homens para valorizar, apreciar e respeitar nossas mulheres": Carta Pastoral dos Bispos pela festa de Nossa Senhora de Altagracia

Santo Domingo (Agência Fides) – Em 21 de janeiro a República Dominicana celebra a festa de Nossa Senhora de Altagracia. No contexto especial deste mês dedicado a Nossa Senhora e do Ano da Fé, a Conferência Episcopal propõe uma ampla reflexão à comunidade nacional com a Carta pastoral intitulada "Permanecei firmes na fé" (1 Cor, 16,13), datada de 21 de janeiro, e enviada à Agência Fides.
"O tema deste ano para o Plano Nacional de Pastoral, que afirma: 'Com a fé e a fraternidade construímos a comunidade’, nos convida a construir e a desenvolver as comunidades e as famílias na fraternidade em numa fé solida”, destaca a carta de 14 páginas. Os Bispos, depois do convite do Santo Padre a viver o Ano da Fé em família, chamou à atenção a situação de deterioração das famílias e do aumento, no país, da criminalidade, da insegurança e do tráfico de droga. Falam também da corrupção pública, dos jogos ilegais e do alcoolismo que está aumentando, e até mesmo da busca individualista do dinheiro fácil e do consumismo.
A Carta pastoral exorta ainda de modo enérgico a lutar contra a violência na família e contra as mulheres, convida a retomar os valores da união familiar, da fé, do amor e do otimismo. "Exortamos os homens a avaliarem, apreciarem e respeitarem as nossas mulheres, que são as nossas esposas, filhas, irmãs, mães, tias, prima e avós; as nossas mulheres que são trabalhadoras, lutadoras, empreendedoras e engajadas pelos valores. Devemos dirigir o olhar a Deus que nos dá a fé como dom, que nos impulsione rumo à busca e à experiência de atitudes que reforçam a vida familiar”, conclui o documento. (CE) (Agência Fides, 18/01/2013)
Link correlati

Nenhum comentário: