5 de dez. de 2013

Nossa Senhora do SIM


                        Júlio Lázaro Torma*
                                " Bem- aventurada aquela que acreditou"
                                                                      ( Lc 1,45)
  Neste final de semana, somos chamados a meditar sobre a Imaculada Conceição de Maria. Devoção está tão querida pelo nosso povo e aprovada em 1854 pelo Papa Pio IX ( 1846-1878),através da encíclica Ineffabilis Deus.
  O Evangelista Lucas no Evangelho da Infância ( Lc 1-2), nos fala da Anunciação de Jesus, o Verbo Encarnado que se faz carne no ventre de Maria, quando " na plenitude dos tempos Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher" ( Gl 4,4).
  Deus não escolhe nenhuma princesa romana ou Patricia de Roma ou alguma senhora ou jovem da aristocracia de Jerusalém, a filha de algum sumo sacerdote do Templo. Mas escolhe uma humilde camponesa e desconhecida entre os seus vizinhos em uma humilde e desconhecida aldeia da verdejante Galiléia.Deus vai mandar o seu Anjo Gabriel na periferia do mundo romano e do mundo judaico, longe dos poderes estabelecidos, num lugar como fala Natanael:" Pode, porventura sair coisa boa de Nazaré?" ( JO 1,46).
  Maria foi agraciada por Deus, não por ser a mais bonita entre as mulheres. Mas por ser aquela que acreditou e vivia guardando em seu coração as promessas de Deus para o seu povo. Maria é a imagem do verdadeiro Israel, que não desanimou mais foi perseverante nas promessas em que Deus havia prometido ao seu povo. 
  E que através deste povo e de Maria a salvação se estendeu a toda a humanidade.
  Maria da o seu  Sim, o seu " Amém" ou o seu " A-meen" ( aramaico), ela diz assim seja. Ela não pensou duas vezes e nem pensa nas conseqüências em que tal resposta irá trazer para a sua vida.
   Ela poderia ter dito não, mas disse sim, poderia ficar quieta em sua casa, mas assumiu um compromisso e as conseqüências quetal gesto lhe trouxe durante a sua vida.
  A vida de Maria não foi nada fácil desde a sua gravidéz até ter em seus braços o corpo de seu filho amado, morto de forma humilhante e ultrajante em que jamais um ser humano morreu.
  Maria aquela humilde menina pela sua fé nas promessas de Deus, foi agraciada em ser " Bem aventurada entre todas as mulheres" ( Lc 1,42) e que " Todas as gerações lhe proclama de Bem aventurada" ( Lc 1, 48), aquela que é " sou morena, mas sou formosa, filhas de Jerusalém " ( Ct 1,5).Que foi escolhida para esmagar com seu pé a cabeça da serpente que corrompeu a humanidade" ( Gn 3,15).
  Se por Eva o pecado e a morte entrou no mundo, por Maria a Salvação e a vida entram no mundo através de Jesus.Pelo SACRIFÍCIO de JESUS o doce e manso cordeiro a Salvação e a VIDA entram no mundo e toda a humanidade antes condenada, agora esta pelo sacrificio de um homem e pelo sim de uma mulher.
  O SIM de MARIA faz com que ela se torne a mãe de toda a humanidade sem distinção.
  Que MARIA nos ensine a darmos o nosso Sim e a vivermos sem medo a radicalidade do projeto de Deus para toda a humanidade, como ela viveu.
   Na Anunciação é onde " se realizou o mistério que ultrapassa todos os limites da razão humana a Encarnação de Deus" ( Monge Gregorio)
                   Lc  1, 26-38
________________________
 *Membro do Colégiado Nacional da Pastoral Operária

Nenhum comentário: